Verdade


Meu professor de geografia sempre falava uma frase muito legal: “Pior que mentir pra os outros é mentir pra si mesmo.” E eu sempre concordei.
Um dia pensando sobre ela me lancei algumas hipóteses de interpretação e entendimento, talvez seja fácil fingir, mentir, enganar os outros mais e quando se sabe da verdade? Mentir pra si mesmo seria falta de coragem de acreditar no que está na nossa frente? Falta de coragem de acreditar na realidade?
Pode ser que agindo assim acabe evitando algum sofrimento, decepção.
Mas se enganar já não é uma forma de sofrer e se decepcionar?
Mentir pra os outros é horrível e persistir na mentira pior ainda.
Seria hipócrita se dissesse que não minto, posso até me sentir ridícula por afirmar isso, sou humana. Esforço-me pra evitar qualquer tipo de mentira, mentir não me trás bem algum mesmo que pra muitos pareça trazer.
Mentir pra si mesmo é diferente?
N Ã O.
É melhor encarar a realidade por mais difícil que possa ser do que fingir que ela não existe.
“Pior que mentir pra os outros é mentir pra SI MESMO.”
 Por Joyce Gusmão

0 comentários:

Postar um comentário